Projeto da UCPel analisa os efeitos da pandemia no varejo pelotense

918  18 de março de 2021

Os principais reflexos que afetaram o varejo durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Pelotas serão identificados e analisados pelo Projeto de Vivências Acadêmicas intitulado Conhecendo o Varejo, desenvolvido pelos cursos de Administração e Tecnológicos em Gestão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). “A Universidade, com a expertise de sua comunidade acadêmica, pode auxiliar nessas questões”, acredita o coordenador do projeto, Rafael Damé Andretti.

O trabalho será desenvolvido em diversas etapas: elaboração de instrumento de pesquisa, definição de universo e amostra, aplicação, tabulação e análise de dados. Em princípio, os questionários serão enviados no formato on-line para empresário de segmentos específicos do varejo pelotense.

“A intenção de analisar o varejo, além de identificar o cenário de um segmento econômico tão importante no município, vai possibilitar mapear dificuldades que podem ser comuns, sendo tratadas e discutidas em grupos”, explica Andretti. Essas etapas do projeto serão realizadas no período entre abril e julho deste ano.

Após coleta e análise, os dados serão apresentados para os segmentos participantes, comunidade em geral e os efeitos mais citados serão trabalhados em oficinas, abordando temas específicos para auxílio na gestão de negócios, ministradas pelos professores da UCPel.

Além do coordenador, o Conhecendo o Varejo envolve oito acadêmicos e cinco docentes vinculados aos cursos de graduação em Administração, Processos Gerenciais, Gestão Hospitalar, Comércio Exterior, Marketing, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Recursos Humanos e Administração EAD.

Redação: Max Cirne

Alimento foto criado por senivpetro – br.freepik.com