Projetos

  • Centro de Incubação de Empresas da Região Sul
  • Projetos em parceria com o SEBRAE

Através do EDR a universidade projetos que estimulam os alunos a utilizarem os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula nas empresas. Exemplos disso são os projetos Negócio a Negócio e Sebraetec, que são parcerias firmadas entre UCPel e SEBRAE onde o conhecimento dos alunos é utilizado para melhorar a gestão de micro e pequenas empresas em 26 municípios localizados na zona sul do estado. Desde agosto de 2012, através do projeto Negócio a Negócio, já foram realizadas mais de 3.400 consultorias a micro e pequenas empresas por mais de 300 alunos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UCPel. Estes alunos recebem treinamento como consultores de micro e pequenas empresas e também todo material de apoio e subsídio econômico que varia de acordo com a produção individual. Até o final deste ano o projeto Negócio a Negócio tem como meta realizar mais de 6.000 atendimentos.

No Projeto Sebraetec foram utilizadas consultorias de professores com apoio de alunos para empresas com necessidades específicas e demandas de natureza técnica. Através deste projeto, no final de 2012, foram desenvolvidos serviços para mais de 60 lojas do mercado público de Pelotas.

Desde 2012, na área de administração, foram realizadas diversas pesquisas de mercado, plano de negócios, eventos e ações na comunidade. Dentre estes se destaca uma pesquisa de mercado finalizada em fevereiro de 2013 que teve como objetivo descobrir o perfil dos moradores do Bairro Lindóia em Pelotas e também suas preferências com relação a estrutura de imóveis para dar apoio a construção de casas e apartamentos na região.